Solo Leveling: História
Você já deve ter ouvido falar de Solo Leveling, a obra-prima do escritor sul-coreano Chugong, que saiu das páginas de uma web novel (apenas em texto) e se tornou um sucesso mundial, principalmente entre os animes desse primeiro semestre. A história segue a jornada de Sung Jin-Woo, um caçador de rank E, considerado o mais fraco de todos, que começa a lutar para conseguir pagar o tratamento da sua mãe que está em coma, em um mundo onde portais de outra dimensão surgem pela cidade, trazendo monstros para o nosso mundo, mas também criou um sistema de looting nesses portais, como se fosse um mundo de MMORPG.
Após muito esforço e perseverança, Jin-Woo consegue finalizar uma missão secreta chamada “Coragem dos Fracos”, então recompensado com um destino misterioso: o redespertar (como se fosse uma segunda chance porém com mais poderes) como Jogador. Em diante, ele começa uma aventura para se tornar o caçador mais forte que já existiu, enfrentando desafios cada vez mais difíceis e lutando para se superar em todas as missões e lutas.
Nascimento de Solo Leveling
A obra surgiu em 2016 como uma web novel, totalizando mais de 2,4 milhões de leitores somente na plataforma de publicação original. Já dois anos após o lançamento, a história sul-coreana ganhou sua primeira adaptação para o formato de quadrinhos, algo similar a Turma da Mônica aqui no Brasil, alcançando ainda mais o interesse de novos públicos. Em 2023, vem a confirmação da adaptação em anime, o que transformou Solo Leveling em um fenômeno mundial, atualmente o anime já possui mais de 230mil avaliações na CrunchyRoll.
Mas porque Solo Leveling é tão especial?
A trama cativante, Somos bombardeados com muita ação e suspense o tempo todo, é algo que prende quem está assistindo do início ao fim. Os personagens são envolventes, como Jin-Woo, Cha Hae-In e Thomas Andre, conseguem simpatizar com o público através das suas personalidades singulares e histórias motivadoras. E claro, a rápida evolução pelo qual o protagonista sobre rapidamente de rank também é um diferencial, fênomeno que já observamos também em Sword Art Online.
Esse sistema de níveis, similar a um jogo, funciona como um elemento chave que atualiza os espectadores em um mundo repleto de dúvidas e escolhas a serem feitas. A cada avanço do protagonista, vem a curiosidade sobre até onde esse sistema consegue ir e os limites de suas habilidades são superados a cada episódio, mantendo os fãs ansiosos por mais reviravoltas e novos episódios. Além disso, essa conexão com elementos de videogames cria um diferencial à narrativa, contribuindo para o apelo generalizado de Solo Leveling.
2° temporada de Solo Leveling
Para quem ficou curioso para saber quais serão os próximos passos de Jin-Woo, infelizmente não temos uma data para lançamento, mas a notícia boa é que após a transmissão do último episódio no Japão, foi confirmado que haverá uma segunda temporada e já temos um teaser oficial. Porém, se você deseja se aprofundar ainda mais nessa saga, Você pode encontrar os 8 livros que compõem a saga completa já disponível no Brasil. No entanto, somente três volumes foram traduzidos para o português até o momento.