Easter Eggs, detalhes e referências que você perdeu em Barbie
O filme da Barbie
Quando pensamos em um filme que se tornou sucesso em 2023 logo lembramos da Barbie, que tinha uma simples proposta, levar a icônica boneca para um live action e alcançar não apenas o público infantil, mas também fãs de todas as idades, e a bilheteria do filme fala por si só, sendo um indicativo claro sobre seu impacto e seu alcance no mundo todo, o que transformou ainda mais o Marketing em cima da boneca.
O que muitos não sabem, é que por trás de toda essa produção, o filme também carrega muita história, curiosidades e Easter Eggs que muitas vezes passam despercebidos enquanto você está vidrado na tela do Cinema, veja agora, alguns desses detalhes que você não reparou.
1. Primeira Barbie e Referência a 2001
Que o filme está repleto de referências históricas nós já sabemos, mas logo no começo quando vemos o personagem principal gigante, ela já aparece com aquele visual dos anos 60, remetendo a primeira boneca lançada.
Também acompanhamos uma música de fundo referente a cena A Aurora do Homem que se passa no Filme “2001: Uma odisséia no Espaço” disponível para comprar ou alugar pelo YouTube.
A cena retrata a evolução dos primatas com a chegada de um Monólito que representa o ponta pé inicial da evolução, a mesma coisa ocorre com a Barbie, sendo uma referência em uma era pré e pós a boneca, representando as transformações no mundo que ela realizou e a sua importância na história.
2. Casa dos Sonhos
Assim que passamos da cena acima, somos transportados diretamente para a Barbielândia, ao lado da Casa dos Sonhos, temos uma réplica perfeita de um dos conjuntos vendidos pela Mattel, criadora da boneca, inclusive a pose da moradora da casa, remete ao catálogo do conjunto.
3. O Mágico de Oz
Em O Mágico de Oz, somos apresentados a Doroth, uma protagonista feminina que percorre um longo caminho em uma estrada dourada para chegar até o Mundo Mágico de Oz, o mesmo ocorre em Barbie, onde a diretora Greta Gerwing representa o mesmo feito, que encontra-se perdida na Barbielândia e resolve buscar respostas no mundo dos Humanos, passando pela mesma estrada mágica com uma palheta de cores voltadas ao rosa.
Nem tudo são flores? Talvez sejam, além dessa referência, notamos brevemente que a boneca não está sozinha, Ken está embarcando junto nessa viagem após se esconder no porta-malas do carro, sendo então uma viagem em conjunta, assim como ocorre com Doroth, e a principal referência ocorre quando eles passam em um campo de flores, mesma cena que acontece em O Mágico de Oz.
4. Quem é Alan?
Quando somos apresentados ao incrível mundo da Barbielândia, somos bombardeados com uma vasta possibilidades de Ken e Barbies, porém algo que chama atenção é o Alan, o único personagem que não é uma representação dos dois protagonistas, mas afinal quem é Alan?
Alan foi um boneco que saiu de linha, lançado em 1964 pela Mattel, surgiu como o amigo de Ken, escrita que também estava presente na caixa do produto, essa referência também acontece em uma das cenas, quando o mesmo diz a frase no filme “Eu sou o amigo do Ken”, “Todas suas roupas servem em mim” slogan utilizado como marketing para vender o boneco do Alan.
5. Barbie Hot Skatin 1994
Com a chegada da protagonista no mundo dos Humanos, logo nos deparamos com um visual espalhafatoso, o que acaba chamando a atenção das pessoas que estão a volta de Ken, para quem é fã ou colecionador, com certeza deve saber do que se trata. A roupa é a mesma utilizada por uma das variações da boneca, especificamente, a Hot Skatin’ que foi lançado em 1994, utilizando a mesma vestimenta do filme.
Devido ao grande sucesso, essa cena também acabou ganhando uma versão especial de Funko Pop.
6. Barbie tem concorrência?
Todo mundo que gosta de Mc Donald’s com certeza tem uma preferência pelo Fast Food e muitas vezes, defende com garras e dentes, assim como quem gosta de Burguer King, na hegêmonia de qualquer grande Marca, sempre surge uma concorrência para bater de frente, com Barbie não foi diferente.
Em 2001 nasce a Bratz, uma nova franquia de bonecas americana, vista por muitos na época como a “nova” geração que iria substituir as Barbies, assim como as mesmas substituíram as bonecas de pano. Porém, hoje em dia sabemos que isso não aconteceu né? Mas isso não passou batido no filme, em uma das cenas de Margot Robbie, que procura saber quem está causando os problemas que a personagem está enfrentando no seu mundo perfeito, se depara com Sasha, a filha de Gloria, que está acompanhada com mais três amigas, que rivalizam, referência as bonecas da concorrente Bratz.